quarta-feira, 6 de agosto de 2008

PROLIBRAS 2008



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – CCE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LIBRAS


Florianópolis, 04 de agosto de 2008.

O Prolibras é um programa promovido pelo Ministério da Educação e desenvolvido por instituições de ensino superior – IES, que tem por objetivo viabilizar a Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, bem como a Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras.
Os certificados obtidos por meio deste exame nacional poderão ser aceitos por instituições de ensino superior – IES ou instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação dessa língua.
O Prolibras certificará:
pessoas, prioritariamente surdas, fluentes em Libras, aprovadas no exame de proficiência no ensino da Libras, interessadas em ser professores ou instrutores da Libras, principalmente, nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia;
pessoas, ouvintes, fluentes em Libras, aprovadas no exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras interessadas em exercer esta função, principalmente, nas instituições de ensino.
O Prolibras é organizado e realizado pela Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina desde a sua primeira edição em 2006. As inscrições para o Prolibras 2008 estão abertas no período de 22/07 a 21/08/08 no site
www.coperve.ufsc.br.


Ronice Muller de Quadros
Coordenadora Geral do Exame Prolibras