segunda-feira, 29 de junho de 2009

COPERVE lança o livro “Exame Prolibras"

Livro ressalta a formação e o papel do professor surdo e do tradutor-intérprete na língua brasileira de sinais

A expansão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser medida por vários indicadores, mas um dos mais importantes é que já existem 1.940 professores e 2.203 tradutores-intérpretes atuando nesta área em todo o Brasil. Para este público, e para os próprios alunos surdos e ouvintes alcançados pelo programa, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina apresenta o livro "Exame Prolibras", que será lançado segunda-feira (29/06), às 18h30, no hall da Reitoria, no campus da Trindade. De autoria de Ronice Quadros, Júlio Szeremeta, Edemir Costa, Maria Luíza Ferraro, Olinto Furtado e João Carlos Silva, a obra é o registro singular de uma experiência sentida e vivida entre os anos de 2006 e 2008 em todos os estados brasileiros. "Ao mesmo tempo em que evidencia a importância do professor surdo para o ensino de Libras, o livro destaca o papel do tradutor-intérprete no espaço pedagógico", diz o professor Vilmar Silva, do Instituto Federal de Santa Catarina. "O Exame Prolibras tem por princípio educativo o diálogo entre surdos e ouvintes que lutam incansavelmente na construção de um quadro de profissionais para a educação de surdos", completa. O Programa Nacional para Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino de Libras e para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras (Prolibras) foi instituído pelo MEC em 2006. Tem abrangência nacional e é realizado em parceria com instituições públicas de ensino superior de todas as unidades da Federação, sendo que nos anos de 2006 a 2008 a UFSC foi credenciada como sua coordenadora e executora. Segundo o professor Vilmar Silva, os dados apresentados no livro resultam de uma política educacional bem-sucedida. Após muitas décadas de lutas, os movimentos sociais surdos conquistam uma legislação que privilegia a experiência visual, a formação e a contratação de profissionais bilíngües " Libras/Português " para a educação de surdos. O decreto nº 5.626 estabelece que o Exame de Proficiência em Libras ?deve avaliar a fluência no uso, o conhecimento e a competência? para o ensino da língua brasileira de sinais, cuja "certificação de proficiência em Libras habilitará o instrutor ou o professor para a função docente?. Porém, o Exame Prolibras avança em relação ao decreto quando estabelece em um de seus objetivos "certificar a proficiência em tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras para o exercício dessa função, prioritariamente, em ambientes educacionais". Durante os três anos em que o exame foi realizado, 282.600 pessoas acessaram o site do Exame Prolibras. Nesse período, o concurso envolveu 2.051 profissionais em sua execução. "Se num passado recente não tínhamos profissionais oficialmente reconhecidos para a educação de surdos, já não podemos dizer o mesmo no dias de hoje", ressalta Vilmar Silva. Após três edições, há no Brasil 4.143 pessoas certificadas pelo Prolibras, sendo 1.940 para atuar no ensino e 2.203 na tradução e interpretação da Libras. "Vale destacar a importância desta ação tendo em vista o compromisso efetivo do governo federal com o direito à educação e, conseqüentemente, à inclusão de todos os alunos no sistema regular de ensino", afirma a professora Marlene de Oliveira Gotti, do Ministério da Educação.


Mais informações na Coperve/UFSC, pelo telefone (48) 3721-6200.

http://www.agecom.ufsc.br/index.php?secao=arq&id=9335

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Redação





Fotos:

Abertura de lançamento do livro em auditório da reitoria UFSC

Ronice Quadros com pessoas presentes no lançamento

Livros "Exame Prolibras"

Tutora de letras/Libras, Msª Emiliana Rosa; Professora Drª Gladis Perlin e Professora Drª Marianne Stumpf



Diretora-presidente da feneis Profª Drª karin Strobel com uma das autoras do livro, Profª Drª Ronice Quadros


Grupo de Surdos presentes em lançamento do livro



Diretora administrativa da Feneis, a Profª Msª Shirley vilhalva junto com o reitor da UFSC, Sr. Prof. Dr. Prata.



Fotos: Shirley Vilhalva





quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lingüista Surda

O Brasil já tem uma lingüista surda, a nossa diretora administrativa da FENEIS, Shirley Vilhalva defendeu a sua dissertação de mestrado intitulado de "Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades lingüísticas indígenas de Mato Grosso do Sul" na área de linguistica em UFSC no dia 24 de junho de 2009 e foi aprovada com mérito!Parabéns a ela que e´a primeira lingüista surda do Brasil.Uma grande vitória para o povo surdo!




terça-feira, 2 de junho de 2009

Momentos da caminhada






Surdos fazem passeata em Curitiba em defesa de direitos na educação

CURITIBA - Um grupo de surdos, professores e familiares realizou na manhã desta segunda-feira uma passeata pelas ruas do Centro de Curitiba em um protesto em defesa dos direitos dos deficientes auditivos na educação pública do Paraná. De acordo com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), mais de 500 pessoas estariam participando do movimento, que foi encerrado no fim da manhã em frente ao Palácio das Araucárias, sede do governo estadual. A Polícia Militar informa não ter estimativa do número de participantes.
Entre as principais reivindicações do grupo estão a contratação imediata de professores surdos e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atuarem em todas as escolas do estado; o ensino de Libras nos cursos de formação de professores, em universidade públicas e privadas; além do ensino de Libras nas escolas onde estudam alunos surdos.
Segundo Iraci Suzin, diretora administrativa da Feneis-PR, o protesto é pacífico. "Estamos apenas pedindo o cumprimento de determinações que já estão previstas em lei", diz.
Grupos de outras regionais do Paraná, como Foz do Iguaçu e Guarapuava, participam da manifestação. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que Angelina Carmela, chefe do departamento de educação especial da pasta, estaria no local da passeata para conversar com os manifestantes.
Já a assessoria de imprensa da secretaria municipal de educação informou que dispõe de programa de formação de professores em linguagem de sinais, além de cursos de capacitação em Libras em atividades do programa Comunidade Escola, voltada para profissionais de educação, além de familiares de surdos e a comunidade em geral.
Segundo a prefeitura, embora não tenha sido feito um agendamento prévio de uma reunião entre os manifestantes e a administração municipal, a secretaria de governo da prefeitura recebeu uma comissão do grupo por volta do meio-dia. As reivindicações foram recebidas pelo diretor da secretria, Eduardo Aichinger, que as repassará à assessoria especial de assistência à pessoa com deficiência.

Fonte: O GLOBO http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/06/01/surdos-fazem-passeata-em-curitiba-em-defesa-de-direitos-na-educacao-756129587.asp