terça-feira, 29 de abril de 2008

Importante!!

Feneis representa o povo surdo em sua defesa de direito
à Educação do Ensino Superior


O Plano Nacional de Educação Brasileira já previa em 2001, decorrente a dez anos, a inclusão da Libras nos currículos de Ensino Básico nas escolas de Surdos e o decreto que regulamentou a Lei de Libras garante a inclusão da disciplina Libras, como disciplina obrigatória, nos cursos de formação de professores, fonoaudióloga e pedagogia.
A Universidade Federal de Santa Catarina deu o primeiro passo nessa defesa que contempla o que o povo surdo almeja, garantindo o Curso EAD - Letras Libras em 2006. O curso tem como público-alvo instrutores surdos de Libras, surdos fluentes (para o curso de Licenciatura) em língua de sinais e ouvintes fluentes em língua de sinais que tenham concluído o ensino médio (para o curso de Bacharelado) contemplado em 2008. O Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras tem o objetivo de formar profissionais na língua de sinais brasileira (professores e tradutores-intérpretes).
Tendo em vista que a língua através da qual o surdo se expressa e compreende com facilidade é a língua de sinais e que seus professores, mesmo os especialistas na área da Educação de Surdos, necessitam de estudá-la para utilizá-la em sala de aula e considerando a extrema carência de professores com formação em Libras e conseqüentemente, a formação de intérpretes, justificou-se assumir esse desafio em capacitar Instrutores Surdos para ensinar e difundir a Libras em todo o território nacional.
Na certeza que quem são profissionais na área de Libras entendem claramente que neste momento estamos trabalhamos com prioridades de área, ou seja, que apoiamos quando o edital de concurso de vestibular garante a prioridade na licenciatura aos surdos e o bacharelado aos intérpretes.
É a prioridade aos surdos porque o decreto 5626 prevê isso, resultado de uma conquista do povo surdo! O povo surdo, enquanto política afirmativa, apóia a prioridade aos surdos no curso de licenciatura; enquanto no bacharelado não tem prioridade, está aberto para todos.
Urge, portanto, capacitar pessoal e produzir materiais didáticos que atendam a esta nova demanda de Ensino e isso está sendo apoiada pela Feneis e garantida pela UFSC em parceria com UFSM, UFAM,UFBA, UnB, USP, UFC, CEFET/GO, INES/RJ, UFPE, UEPA, CEFET/RN, UFGD, UFES,CEFET/MG, UNICAMP, UFPR e UFRGS.

Karin Strobel
Presidente da Feneis

Fontes:
http://www.feneis.com.br/page/professorlibras_integra.asp

Nenhum comentário: